Criar um Site Grátis Fantástico
SERPENTE E UM POUCO DE SEU SIMBOLISMO
SERPENTE E UM POUCO DE SEU SIMBOLISMO

Serpente e um pouco de seu simbolismo 🐍

A serpente tem um grande significado simbólico em diversas mitologias e outras tradições religiosas, a serpente é o magno e enigmático símbolo do Conhecimento, representando a polaridade “bem e mal”, “luz e trevas”, “construens e destruens”, remetendo assim à própria lei hermética da polaridade.
Prova disso está no símbolo do Caduceu de Mercúrio, diretamente relacionado que é, aliás, ao próprio Hermés, o Trismegisto.
O Caduceu de Mercúrio é simbolizado por duas serpentes entrelaçadas (uma solar e outra 
lunar) em torno de um eixo (caminho do meio) em cuja extremidade superior há asas.
Um dos símbolos fundamentais para humanidade e interpretado e utilizado indevidamente é a serpente, “Na Serpente estava toda a filosofia do universo” disse H.P. Blavatsky.
Na antiguidade a serpente foi símbolo de Sabedoria, da perfeição e dinamismo do Real; 
representa também a regeneração psíquica e a imortalidade.
Símbolo de Eternidade, daquele que sem interrupção se cria a si mesmo, a imagem da alma que reencarna e se “reveste de nova pele”. Refere-se também, ao primeiro raio de luz emanada do Divino Mistério. O símbolo do Tempo e os seus ciclos, é a luz, tanto a física como a espiritual; mas é também símbolo da sua sombra, da obscuridade da matéria, do mal, da substância espiralada que prende a alma no seu vórtice.
A serpente é símbolo do Sol Espiritual (o Sol Central das tradições ocultistas) e do seu “corpo”, o Sol visível; símbolo, portanto, do Logos Criador como da Inteligência deslizando na Eternidade. Mas também, se relacionarmos astronomicamente os eclipses, com uma serpente que quer devorar o Sol.
Com várias cabeças em movimentos espasmódicos é símbolo das paixões humanas, e também dos poderes psíquicos. É símbolo da grande Vida-Una, o Jiva-Prana dos hindus, e seu movimento, que chama aos mundos a existência.
A serpente é símbolo da energia sexual, a dos corpos, tratando de perpetuar as suas formas, e a das almas procurando perpetuar-se nas suas imarcescíveis essências.
A serpente, sempre teve o poder de agitar a consciência humana.
Outro relevante símbolo que tem a serpente como totem é o Oroboros, a serpente que morde a própria cauda, formando um círculo perfeito, e simboliza a eternidade, o começo e o fim, o Alfa e o Ômega, Saturno e Júpiter.A serpente também simboliza Kundalini, a energia criadora e inteligente, poderosíssima, que se encontra adormecida na base da coluna vertebral, no chakra raiz(muladhara), e cujo despertar deve ocorrer apenas em processo consciente, e nunca por estímulo de certas práticas sexuais tântricas que podem trazer consequências desastrosas aos que as praticam.
Quando o antigo provérbio oriental declara que “kundalini desperta o sábio e escraviza o 
néscio”, quer dizer justamente que a serpente nela simbolizada, despertada sem um processo consciente, morderá aquele que a ativou, envenenando-o, com a sua escravização na ignorância das paixões e desejos, tornando-o, assim, um néscio.
A serpente como chave do conhecimento iniciático é bem simbolizada no Arcano IX do Tarot de Oswald Wirth, o Eremita.
O Eremita simboliza o Adepto, aquele que se iluminou através de seus próprios esforços no 
processo de aquisição de consciência; observando a lâmina do Arcano IX, podemos distinguir a serpente, devidamente comandada, que obedece e ao mesmo tempo acompanha o seu senhor.
Objeto de horror ou de adoração, os homens têm à serpente um ódio implacável, ou se 
prostram ante o seu gênio. A Mentira a chama, a Prudência a reclama, a Inveja a leva em seu 
coração, e a Eloquência em seu caduceu.

 Erika Gaudard e Roberta Gaudard

 

 

 Copyright© todos os direitos reservados

 

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (680 votos)

ONLINE
1