Criar um Site Grátis Fantástico
HERMES TRISMEGISTOS
HERMES TRISMEGISTOS

Como falar de ocultismo e não falar sobre Hermes trimegisto!

 

HERMES TRISMEGISTUS, "o três vezes maior". O nome dado pelos gregos ao deus egípcio Thoth ou Tehuti, o deus da sabedoria, da aprendizagem e da literatura.

 

Thoth é mencionado em escritos egípcios posteriores como "duas vezes muito grandes" e até "cinco vezes muito grandes" em algumas escritas demóticas ou populares.

 

No terceiro século aC para ele foi atribuído como "escriba dos deuses" a autoria de todos os livros sagrados que foram assim chamados "herméticos" pelos gregos.

 

Estes, de acordo com Clemente de Alexandria ou Tito Flavio Clemente (escritor e teólogo), eram em número de quarenta e dois e foram subdivididos em seis das quais a primeira tratava de educação sacerdotal, a segunda com rituais de templo e a terceira com matéria geográfica. A quarta divisão tratou de astrologia, o quinto dos hinos em honra dos deuses e um livro de texto para a orientação dos reis, enquanto o sexto era médico. É improvável que esses livros fossem todo o trabalho de um indivíduo, e é.

 

É mais provável que eles representem a sabedoria acumulada do Egito, atribuída no curso das eras ao grande deus da sabedoria.

Como "escriba dos deuses", Thoth era também o autor de toda escrita estritamente sagrada.

 

 Assim, por uma ficção conveniente, o nome de Hermes foi colocado à frente de um extenso ciclo de literatura mística, produzido nos tempos pós-cristãos.

 

 A maior parte desta literatura hermética ou trismegística pereceu, mas tudo o que resta dela foi recolhido e traduzido para o inglês.

 

 Inclui a "Poimandres"- virgem do mundo (Poimandres, na cultura hermética, era uma espécie de deidade, responsável pela mente e pela luz da alma da humanidade. Visto sob a forma de um dragão sagrado para os alquimistas, ele abria as portas do mundo invisível para os homens.Também é chamado de O Dragão da Sabedoria. Ele é visto também na Tábua de Esmeralda, livro alquímico supostamente escrito no primeiro século da era cristã pelo faraó egípcio e deus grego, inspirado no deus egípcio ThotHermes Trismegisto).

 

 "o Sermão Perfeito", ou o "Asclepius" (o livro sagrado dirigido por Hermes ao neófito Asclépio a quem trata como seu filho e considera ser o “seu sol”). Todo o discurso está centrado na natureza da obra do Criador, “no Todo que é Uno e no Uno que é Todo, posto que todas as coisas estavam no Criador (COSMOS) antes de serem criadas”.

 

O Mundo é um só, como um só é Deus e uma só é a Alma”Referindo-se ao Homem, diz ser este “um grande milagre e uma grande maravilha, um ser vivo digno de reverência e de honra, cuja natureza quase se pode converter na natureza de um deus, como se ele próprio fora um deus”,    e fragmentos dos pais da igreja e dos filósofos, Zósimo e Fulgêncio. Até agora, esses escritos foram negligenciados pelos teólogos, que os rejeitaram como descendentes do neoplatismo do terceiro século.

 

Até agora, esses escritos foram negligenciados pelos teólogos, que os rejeitaram como descendentes do neoplatismo do terceiro século. De acordo com a visão geralmente aceita, eram compilações ecléticas, combinando a filosofia neoplatônica, Judaísmo filônico e teosofia cabalística, na tentativa de fornecer um substituto filosófico para o cristianismo. Os muitos elementos cristãos encontrados nessas escrituras místicas foram atribuídos ao plágio. 

 

 

O que é a Tábua de Esmeralda?

-         O que está ali escrito?

-         Quem é, ou foi,  Hermes Trismegisto?

 

A Tábua de Esmeralda ou, para ser mais preciso, o seu texto, tornou-se famoso nos meios ocultistas em geral e nos alquimistas em particular, por ser considerado, essencialmente, uma fórmula alquímica relativa, quer à transmutação dos metais básicos, quer à divina regeneração humana. Daí que, com o correr dos tempos, a versão inicial em latim fosse sendo substituída por sucessivas traduções em línguas modernas, algumas das quais da autoria de nomes famosos como Isaac Newton, H.P.Blavatsky e Fulcanelli.

 

No entanto para a maioria dos estudiosos o texto foi escrito em caracteres fenícios, por Hermes Trismegisto...

 

O texto começa com a frase Palavras secretas de Hermes, e antes de terminar diz ... por isso sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o mundo; daí que se atribua a sua autoria a Hermes Trismegisto, embora não se saiba, com um mínimo de segurança, quem foi esta personagem, nem se existiu, sequer.

Na mitologia grega,  Hermes, filho de Zeus e da ninfa Maia, era o mensageiros dos deuses; calçava sandálias com asas e usava um capacete também com asas; empunhava, sempre, o célebre caduceu, uma vara onde se entrelaçavam duas serpentes, encimada por um par de asas.

 

 Mas Hermes era mais do que isto: era o condutor das almas dos mortos ao mundo subterrâneo e tinha poderes mágicos sobre o sono e os sonhos; era o deus do comércio e o protector dos negociantes e dos rebanhos; era o deus dos atletas e o protector de ginásios e estádios; e era, ainda, o responsável pela boa sorte e riqueza.

 

Apesar destas virtuosas características, era velhaco, impostor e ladrão; logo no dia em que nasceu roubou o gado do seu irmão Apolo e ocultou o rasto fazendo com que os animais andassem para trás; ao ser confrontado, negou tudo. Os irmãos acabaram por se reconciliar quando Hermes ofereceu a Apolo um seu novo invento, a lira.

 

Hermes Trismegisto será o aspecto humano do deus grego, e Thoth (ou Toth) o seu equivalente egípcio; Thoth significa Serpente, e a serpente era o símbolo do Conhecimento, da Sabedoria; o epíteto Trismegisto, Três Vezes Grande, vem do facto de Thoth ser o maior filósofo, o maior sacerdote e o maior rei.

 

A Hermes Trismegisto é atribuída, também, a autoria de tratados eclécticos do século I d.C, sobre filosofia mística do helenismo, onde se fundem elementos platónicos, estóicos, órficos e neopitagóricos, e que defendem a salvação através do conhecimento de Deus, cuja manifestação visível é o Sol. Estes tratados, transmitidos sob o nome de Hermética, exerceram grande influência na Idade Média e no Renascimento, nomeadamente nos domínios da alquimia e magia.

 

Segundo o Estudioso e ocultista M.Doreal, Thoth era um rei-sacerdote atlante que, cerca do ano 50.000 a.C. e antes da Atlântida desaparecer no mar, fundou uma colónia no antigo Egipto que governou até 36.000 a.C.

 

Quando chegou o tempo de partir, construiu a Grande Pirâmide sobre a entrada dos Grandes Vestíbulos (por onde as almas passam a caminho do julgamento), onde guardou as doze Tábuas de esmeralda verde, uma substância criada por transmutação alquímica, imperecível e indestrutível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras secretas de Hermes:

 

1-É verdade, sem mentira, certo e muito verdadeiro.

2-O que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma coisa única.

3-Assim como todas as coisas foram e procedem do Um pela mediação do Um, assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.

4-O Sol é seu pai, a Lua é sua mãe, o vento o trouxe no seu ventre; a Terra o alimenta; o pai de tudo, o Thelesma  de todo o mundo, está aqui.

5-A sua força permanece inteira quando se converte em terra.

6-Separarás a terra do fogo, o subtil do espesso, suavemente e com grande habilidade; subirá da terra ao céu e de novo descerá à terra, deste modo recebe a força das coisas superiores e inferiores.

7-Por este meio obterá a glória do mundo e toda obscuridade se afastará de ti.

8-É a força forte de toda força, pois vencerá toda coisa sutil e penetrará toda coisa sólida. Assim foi criado o mundo.

9-Disto se farão admiráveis adaptações cujo meio está aqui.

10-Por isso sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo as três partes da sabedoria de todo o mundo. O que eu disse sobre a operação do Sol está completo.

 

A misteriosa Tábua de Esmeralda causou muita discussão. Um viajante, que a tinha visto em exposição, em Heliópolis, escreveu: "É uma pedra preciosa, como uma esmeralda, onde caracteres são representadas em baixo relevo, não gravados. É estimada acima de 2.000 anos de antiguidade. Teria sido derretida como o vidro e fundida em um molde, dotando-a o artista de  rara beleza e durabilidade."

 

Dr. Sigismund Bacstrom (médico, naturalista e tradutor, natural da Alemanha século 18) descreve a Tábua de Esmeralda de Hermes da seguinte forma: “o sentido da Tábua é mais do que suficiente para convencer-nos que o autor estava bastante familiarizado com as operações secretas da Natureza, e com o segredo do Trabalho Filosófico”.

 

 

Hermes é de primeira importância para os estudiosos maçônicos, porque ele foi o autor dos rituais iniciáticos maçônicos, que foram emprestados dos Mistérios estabelecidos pela Hermes.

 

 Quase todos os símbolos maçônicos são herméticos em caráter. Pitágoras estudou matemática com os egípcios e deles ganhou seu conhecimento sobre os sólidos geométricos simbólicos. Hermes também é reverenciado por sua reforma do sistema de calendário. Ele aumentou o ano 360-365 dias de hoje, estabelecendo assim um precedente que ainda prevalece.

 

 

Todas as artes e ciências, perfeito em todos os ofícios, Régua dos Três Mundos, Escriba dos Deuses, e detentor dos Livros Vida, Thoth Hermes Trismegisto - Três Tempos Maiores- era considerada pelos antigos egípcios como a personificação da Mente Universal.

Embora com toda a probabilidade que realmente existia um grande sábio e educador com o nome de Hermes, é impossível livrar o homem histórico a partir da massa de contos lendários que tentam identificá-lo com o Princípio Cósmico de Pensamento.

Uma das maiores tragédias do mundo filosófico foi a perda de quase todos os quarenta e dois livros de Hermes. Estes livros desapareceram durante a queima de Alexandria, um tanto nas mãos dos romanos - e, mais tarde,dos cristãos.

 

Enquanto Hermes ainda andou na terra com os homens, ele confiou a seus sucessores escolhidos o sagrado Livro de Thoth.

 

Este trabalho continha os processos secretos pelos quais a regeneração da humanidade era para ser realizado e também serviu como a chave para seus outros escritos.

 

Nada definitivo é conhecido sobre o conteúdo do Livro de Thoth além de que suas páginas estavam cobertas com estranhas figuras e símbolos hieróglifos, o que deu para aqueles familiarizados com a sua utilização poder ilimitado sobre os espíritos do ar e as divindades subterrâneas.

 

Quando certas áreas do cérebro são estimuladas pelos processos secretos dos Mistérios, a consciência do homem é estendida e ele tem permissão para ver os Imortais e entrar na presença dos deuses superiores.

 

O Livro de Thoth descreveu o método pelo qual esse estímulo foi realizado. Na verdade, portanto, era a "chave para a imortalidade”.

 

Alguns estudiosos duvidam que a divindade chamada Thoth pelos egípcios era originalmente Hermes, mas as duas personalidades foram misturados e agora é impossível separá-los. Thoth foi chamado de "O Senhor dos Livros Divinos" e "escriba da Companhia dos Deuses".

 

 

A Visão de Hermes, como quase todos os escritos herméticos, é uma exposição alegórica de grandes verdades filosóficas e místicas, e seu significado oculto pode ser compreendido apenas por aqueles que têm sido “levantados" na presença da verdadeira MENTE.

 

Temos aí o hermetismo, praticas e estudos da filosofia oculta e da magia atribuídos a Hermes Trimegistus.

 

 A magia hermética passou por um renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde foi praticada por nomes como os envolvidos na Ordem Hermética do Amanhecer Dourado e Eliphas Lévi.

 

 O hermetismo também está associado à alquimia e a astrologia.

 

Fundamentando em sete princípios que são:

 

1-O principio do mentalismo: o todo é mente, o universo é mental!

 

Este Princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO (que, é a Realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é ESPÍRITO, é Incognoscível e indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL.

Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência.

 

2-O principio da correspondência: O que está em cima é como o que está em baixo, o que está em baixo é como o que está em cima!

 

Este Princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida.

O velho axioma hermético diz estas palavras: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.'

 A compreensão deste Princípio dá ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da Natureza.

 Existem planos fora dos nossos conhecimentos, mas quando lhes aplicamos o Princípio de Correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível compreender.

Este Princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma Lei Universal.

 

3-Principio da vibração: Nada está parado, tudo se move tudo vibra!

 

Este Princípio encerra a verdade que tudo está em movimento: tudo vibra; nada está parado; fato que a Ciência moderna observa, e que cada nova descoberta científica tende a confirmar.

 

 E, contudo este Princípio hermético foi enunciado há milhares de anos pelos Mestres do antigo Egito.

Este Princípio explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração.

 

Desde O TODO, que é Puro Espírito, até a forma mais grosseira da Matéria, tudo está em vibração; quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala.

 

A vibração do Espírito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas que praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada.

 

 

 

4-Principio da polaridade: Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem seu oposto, o igual e o desigual são a mesma coisa, os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau, os extremos se tocam, todas as verdades são meias verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados!

 

Este princípio é bastante simples e ao mesmo tempo complexo, contém o axioma hermético dos opostos, dos polos que regem toda a vida manifestada tal como nós a conhecemos.

 

O principio da polaridade explica, por exemplo, que a luz e a obscuridade são a mesma coisa, manifestada em variações e graus diferentes, explica também que o amor e ódio são dois estados mentais em aparência totalmente diferentes, mas em realidade iguais, pois exprimem somente o mesmo sentimento em graus diferentes.

 

E que no caso da mente, podemos modificar as coisas, se dominarmos a nossa própria mente mudando sua vibração de grau em grau, de estado em estado, através da arte da transmutação mental.

 

Com profundo conhecimento deste principio, é possível modificar a sua própria polaridade, assim como a dos outros, transformando ódio em amor, tristeza em alegria, doença em saúde e etc.

 

5-O principio do ritmo: tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento a direita é a medida do movimento a esquerda, o ritmo é a compensação!

 

Esta lei é manifesta na criação e destruição dos mundos, na elevação e na queda das nações, na vida de todas as coisas, e finalmente nos estados mentais do Homem (e é com estes últimos que os Hermetistas reconhecem a compreensão do Princípio mais importante).

 

Os Hermetistas compreenderam este Princípio, reconhecendo a sua aplicação universal, e descobriram também certos meios de dominar os seus efeitos no próprio ente com o emprego de fórmulas e métodos apropriados.

Eles aplicam a Lei mental de Neutralização. Eles não podem anular o Princípio ou impedir as suas operações, mas aprenderam como se escapa dos seus efeitos na própria pessoa, até um certo grau que depende do Domínio deste Princípio. Aprenderam como empregá-lo, em vez de serem empregados por ele.

 

6- Principio de causa e efeito: toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa, tudo acontece com a Lei, o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não reconhecida, há muitos planos de causalidade, porem nada escapa a lei!

 

As massas do povo são levadas para a frente; os desejos e as vontades dos outros são mais fortes que as vontades delas; a hereditariedade, a sugestão e outras causas exteriores movem-nas como se fossem peões no tabuleiro de xadrez da Vida.

 

 Mas os Mestres, elevando-se ao plano superior, dominam o seu gênio. caráter, suas qualidades, poderes, tão bem como os que o cercam e tornam-se Motores em vez de peões.

 

Eles ajudam a jogar a criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem partida da vida, em vez de serem jogados e movidos por outras vontades e influências.

 

Empregam o Princípio em lugar de serem seus instrumentos. Os Mestres obedecem à Causalidade do plano superior, mas ajudam a governar o nosso plano.

 

7-Principio do gênero: O gênero está em tudo, tudo tem o seu principio masculino e o seu principio feminino, o gênero se manifesta em todos os planos!

 

Este Princípio lembra o principio da polaridade, percebe-se que o gênero é manifestado em tudo, o principio feminino e masculinos estão sempre presentes, seja no plano físico, mental e espiritual.

 

 No plano físico este princípio manifesta como sexo, nos planos superiores tem outras formas de manifestação.

 

Podemos dizer que todas as coisas manifestadas no gênero masculino possuem também um gênero feminino, e vice versa.

 

Compreendemos assim que não necessitamos da busca do outro princípio (que aparentemente nos falta), pois tudo está imanente em nós manifestado na forma de gênero. 

 

A compreensão deste princípio nos leva a plenitude e a realização interior e nos proporciona o equilíbrio.

 

Estes princípios são aplicados por tarólogos, astrólogos, homeopatas, terapeuta floral, grafólogo, ocultistas, por todos que sabem que o homem faz parte do TODO, e sendo assim, está intimamente ligado a ele através das leis universais.

 

Se aplica as leis universais contidas no hermetismo, para poder dominar com a mente todas as coisas criadas.

 

"Através da filosofia podemos viver sabiamente. Aqueles que buscam a perfeição na sabedoria são chamados duplamente-nascidos, pois encontra na sabedoria um novo nascimento, afastando-se de sua velha vida de incertezas e limitações acercando-se a uma nova existência iluminada pelo Amor da esfera dos sábios. Aqueles que aprenderam a amar em sua vida mais profunda e mística sentem-se ter escapado da servidão do medo, vivendo em paz com todas as coisas."

 

 Erika Gaudard e Roberta Gaudard

Copyright© todos os direitos reservados

 

 

Hermes,como a personificação da Sabedoria Universal está aqui representado com o pé sobre o dorso de Typhon, o dragão da ignorancia e da perversão. Para os Iniciados Egípcios, vencer o dragão devorador das almas  era se libertar da necessidade de renascer.

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (677 votos)

ONLINE
4